Você tem medo de dentista? Conheça algumas abordagens que auxiliam no alívio de dores

A consulta ao dentista é uma experiência que, para muitos, resulta quase em ansiedade e medo. Seja pelo som característico do “motorzinho” ou pela memória de uma experiência não tão agradável no passado, a verdade é que o medo de dentista é uma realidade para um número considerável de pessoas.

Mas, e se houvesse maneiras de transformar essa experiência, tornando-a não apenas suportável, mas talvez até mesmo positiva e o mais importante, sem dor?

Neste texto, vamos falar sobre algumas abordagens que podem mudar completamente a forma como você encara uma visita ao dentista.

Por que as pessoas têm medo de dentista?

O medo de dentista, também conhecido como odontofobia, é um fenômeno tão antigo quanto a própria prática odontológica. Mas, o que está por trás desse medo? Para muitos, a resposta está em experiências negativas passadas.

Uma consulta dentária que não foi tão agradável quanto esperado pode deixar marcas profundas no nosso inconsciente, fazendo com que a simples ideia de agendar uma nova consulta seja motivo para ansiedade.

Outro fator que contribui significativamente para esse medo é o desconhecido. Muitas vezes, não sabemos o que esperar de um procedimento. Os sons e sensações desconhecidas, somados à sensação de vulnerabilidade ao estar sentado na cadeira do dentista, podem criar uma atmosfera de tensão e medo.

Sem contar que a representação do dentista na cultura popular nem sempre é positiva. Filmes, desenhos animados e histórias podem exagerar na dor e no desconforto dos procedimentos dentários, reforçando estereótipos negativos e alimentando o medo nas crianças e adultos.

Alguns dos motivos mais relatados pelas pessoas com medo de dentista são:

• Traumas de consultas passadas
• Constrangimento e vergonha
• Dor
• Medo de sentir dor
• Não poder ver o que está sendo feito e não compreender o procedimento a que está sendo submetido.

Avanços na odontologia que podem ajudá-lo a perder o medo de dentista

Graças a constante evolução tecnológica na odontologia, além de tratamentos mais eficazes os dentistas estão encontrando soluções para proporcionar mais conforto, tranquilidade e menos dor aos seus pacientes.

A Dra Monia Bessornia, atuando como dentista em Sorocaba e outras cidades da região, utiliza diversas técnicas de acordo com a necessidade de cada paciente, para que o tratamento seja o mais confortável possível. Algumas delas são:

Acupuntura na odontologia

A acupuntura, uma prática milenar originária da medicina tradicional chinesa, tem encontrado seu lugar nos consultórios de dentistas como uma forma eficaz de reduzir a tensão e promover um estado de relaxamento antes e durante os procedimentos dentários, ajudando a controlar a ansiedade e a dor.

Pacientes que experimentaram a acupuntura relatam uma sensação significativamente menor de ansiedade, tornando a visita ao dentista uma experiência mais tranquila.

Terapia canabinóide na odontologia

Embora ainda seja um campo de estudo relativamente novo na odontologia, a terapia canabinóide mostra promessa no alívio da dor e da ansiedade.

Compostos derivados da planta Cannabis, como o CBD (canabidiol), são conhecidos por suas propriedades analgésicas e ansiolíticas. Quando utilizados sob orientação profissional, esses compostos podem oferecer uma alternativa natural para pacientes que buscam maneiras de relaxar antes de procedimentos odontológicos, sem os efeitos colaterais comuns de medicamentos mais tradicionais.

Fitoterapia na odontologia

A fitoterapia (uso de extratos de plantas para fins terapêuticos), tem sido aplicada com sucesso na odontologia para aliviar a ansiedade e o desconforto.
Plantas com propriedades calmantes podem ser recomendadas na forma de chás ou suplementos para serem tomadas antes de uma consulta ao dentista.

Devemos lembrar que cada pessoa é única, e o medo e a ansiedade podem ter diferentes causas e níveis de intensidade. Portanto, procurar um dentista perto de você que adote uma abordagem personalizada e humanizada é essencial para ter tratamento eficaz e confortável.

Este conteúdo foi desenvolvido com o objetivo informar e difundir o conhecimento, e não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para qualquer dúvida em relação à sua condição médica, sintomas ou tratamento.