Afinal o que é um dentista clínico geral?


O dentista clínico geral é o profissional da área de odontologia qualificado para tratar problemas bucais de maneira generalista, atuando na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de uma ampla variedade de condições dentais.

É responsável pela anamnese médica e dentária (história clínica do paciente) e exame clínico extra e intra oral, a fim de reunir os elementos necessários ao mais apropriado tratamento de problemas biológicos, estruturais, funcionais e estéticos da dentição natural.

A partir desse processo, o generalista também vai ser a ponte com outras especialidades da Odontologia, quando o paciente necessitar de tratamentos com um nível maior de complexidade

dentista clinico geral em sorocaba

Reabilitação Oral


A cavidade oral é composta por dentes, gengiva e ossos. Quando uma dessas estruturas é danificada ou perdida, devido a um trauma ou doença, é muito importante que se repare o dano com reabilitação devolvendo e criando a função mastigatória, fonética e estética.

Nesse processo de reabilitação, o planejamento é muito importante: primeiro passamos pela fase curativa, em que vamos “arrumar a casa”, removendo cáries, tratando das doenças gengivais, tratando das disfunções músculo-esqueléticas (DTM), controlando fatores que levam à perda do elemento dental pode diminuir a qualidade de vida do paciente.

Em um segundo momento, é feita a reabilitação propriamente dita, que pode ser fixa (implantes, próteses fixas sobre dentes, coroas, facetas laminadas) ou móveis (próteses parciais removíveis). Nessa fase, levamos em consideração as condições de saúde geral do paciente e seus hábitos, para que a solução protética tenha uma vida útil satisfatória.

Finalmente, a terceira e mais importante fase: a preventiva. Depois de todo o trabalho realizado, é preciso manter os bons resultados através de consultas periódicas para a manutenção da saúde bucal (profilaxias, radiografias de avaliação, controle de medicação, orientações sobre dieta, uso de aparelhos/placas estabilizadoras).

Vamos agendar uma consulta?

O que é uma dor de dente e como lidar com ela?


A dor de dente pode ser causada por diferentes razões e essa dor pode ser constante ou pode ser sentida após um estímulo (calor, frio, pressão durante a mastigação).

As principais causas da dor de dente são cárie(e resultantes endodônticas da cárie como pulpite e  abscesso periapical), doença periodontal, retração gengival (exposição da raiz do dente), hipersensibilidade dentária, trauma, pericoronarite (inflamação da gengiva ao redor do dente do siso) etc.
A dor de dente também pode ser uma dor referência, ou seja, uma condição que é o resultado doloroso de uma sinusite, nevralgia do trigêmeo, DTMs (Disfunções temporomandibulares) entre outras causas. Tudo isso pode parecer um pouco complicado, mas fique tranquilo/a, todas essas condições e causas podem ser facilmente detectadas por um dentista experiente.

Para uma boca saudável é importante manter uma boa higiene bucal, visitar um dentista regularmente, limitar o consumo de açúcar e excesso de alimentos ácidos, evitar uso de drogas/fumo.

Ao primeiro sinal de dor é importante procurar um dentista capacitado para o correto diagnóstico e tratamento.

O que acontece quando a dor do dente é forte/constante?


Quando a dor do dente for aguda, persistente, penetrante, com irradiação para toda a face, piorando a qualquer estímulo, essa condição pode indicar comprometimento da polpa do dente ou do periodonto.

Vamos entender melhor essas estruturas:

  • Polpa do dente: estrutura interna, onde ficam os vasos sanguíneos e nervos, localizada no meio do dente, protegida por outras estruturas, conhecidas como dentina e esmalte.
  • Periodonto: estrutura de sustentação do dente que são a gengiva e o osso.

As causas da pulpite, nome dado à inflamação da polpa, são variadas, podendo ser cáries (que perfuraram o esmalte e a dentina, penetrando na polpa dentária), traumas, erosão ácida (excesso de alimentos ácidos ou refluxo gastro esofágico) e até mesmo bruxismo entre outras condições.

Já as causas da periodontite, nome dado à inflamação do periodonto, podem ser falta de escovação, presença de placa bacteriana e tártaro, trauma, bruxismo entre outras condições.

A abordagem adequada para o tratamento desse tipo de dor dente será definida pelo dentista depois de um exame clínico e, se necessário, exames complementares (radiografias).

Os tratamentos podem variar desde uma simples restauração, passando pelo tratamento endodôntico, limpeza/assepsia gengival, podendo chegar até a necessidade de se extrair o dente, dependendo da gravidade do caso.

Independente de como a sua dor se manifesta, o/a dentista é a pessoa mais indicada para avaliar e determinar a principal origem.

Quais são as causas mais comuns da dor de dente?

As causas mais comuns da dor de dente são:

  • Cáries
  • Pulpite
  • Abscesso periapical
  • Trauma
  • Dente do siso (terceiro molar) inflamado causando a pericoronite

Os principais sintomas da dor dentária:

  • sensação de dor aguda e penetrante no dente;
  • dificuldade em mastigar;
  • Sensação de pulsação dentro do  dente, que pode irradiar  para a região da face;
  • sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios;
  • Sensibilidade de comer alimentos como doces e frutas cítricas, entre outros.

O que acontece se eu não procurar tratamento para a dor de dente?


A dor é uma sensação desagradável que sinaliza lesões reais ou possíveis. Se a dor de dente, num primeiro momento não for avaliada e tratada, ela pode evoluir para a cronificação dolorosa e uma piora dos danos ao dente.

Quando se apresenta um problema na polpa do dente que não foi tratada, essa área pode necrosar (morte pulpar) e começar a formação de pus ao redor do dente com presença de infecções e bactérias (abscesso), causando edemas intra-orais e faciais.

A propagação dessa inflamação/infecção a partir da área próxima do dente para os tecidos próximos, podem causar complicações graves como sinusite, trombose do seio cavernoso e angina de Ludwig (infecção do assoalho da boca embaixo da língua que pode causar inchaço suficiente para bloquear as vias respiratórias da pessoa).

Uma situação semelhante pode acontecer quando o problema for no periodonto (gengiva e o osso) com formação de abscesso (abscesso periodontal), porém, nesse caso, a evolução para a perda do elemento dentário é mais rápida pois atinge as estruturas de sustentação levando ao amolecimento do dente.

Não deixe de marcar uma avaliação com a Dra. Monia Bessornia, dentista em Sorocaba e especialista em Dor Orofacial e DTM, sua clínica odontológica está localizada no centro da cidade.

Qual o melhor tratamento no caso de dor de dente?


O melhor tratamento para a dor de dente vai depender de uma avaliação realizada por um dentista para encontrar as causas dessa dor.

Por exemplo, alguns  casos de pulpite (inflamação da polpa de dente) podem ser reversíveis e o tratamento consiste em se fazer a remoção da cárie ou do agente causador do problema e posterior restauração.

Em outros casos, quando a pulpite for irreversível, o tratamento de canal (endodôntico) se faz necessário e nesse caso o dente é aberto e a polpa é removida, realiza-se a assepsia/desinfecção e posterior obturação do canal para mantermos o elemento dentário. Em seguida o dente é restaurado e o paciente volta a ter uma mastigação satisfatória e livre de dor. Todo esse processo pode ser realizado sem dor.

Quando a dor for por problemas gengivais/periodontais, os protocolos de tratamento utilizados são limpezas, raspagens, desinfecções e medicações antibacterianas para se resolver o quadro doloroso.

No consultório da Dra. Monia Bessornia, dentista em Sorocaba e especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular, todo esse processo é feito de forma indolor, utilizando modernos aparelhos odontológicos.

É possível um tratamento odontológico sem dor?


Sim, pois a ausência de dor no atendimento odontológico é a principal preocupação da Dra Monia que tem no seu protocolo elementos que possibilitam uma experiência tranquila e confortável.

Dentro do protocolo, temos inicialmente o acolhimento com esclarecimento sobre os procedimentos a serem realizados; um ambiente de consultório tranquilo com músicas de frequência específicas que levam ao paciente ao estado de tranquilidade; uso de óleos essenciais que produzem efeitos terapêuticos diminuindo a ansiedade do paciente que está sofrendo com a dor; uso da acupuntura e laserpuntura para potencializar o efeito da anestesia; e por fim a Dra Monia se utiliza, além da anestesia convencional, uma estação computadorizada chamada Morpheus que garante uma anestesia sem dor, muito indicada também para crianças.

O Morpheus possui aprovação de importantes instituições que regulamentam os procedimentos relacionados à saúde no Brasil e no mundo. São exemplos a Anvisa, o Inmetro, a FDA (EUA) e a certificação ISO 9001-2000, que garantem a sua segurança e a sua fundamentação científica.

A Dra. Monia Bessornia, dentista na cidade de Sorocaba, com experiência de mais de 20 anos, possui  os recursos em seu consultório para realizar todos os procedimentos referentes à avaliação, exames, tratamento e pequenas cirurgias, além de outras terapias complementares, e também quando necessário atendimento de urgências odontológicas.

Como vimos, os problemas relacionados com a  dor de dente precisam ser tratados o quanto antes para uma vida saudável. Se esse é o seu caso, não deixe de buscar a opinião de um dentista especialista em Dor.

A Dra. Monia Bessornia é dentista em Sorocaba localizada no centro da cidade há mais de 20 anos, se você é Sorocaba ou da região não deixe de marcar sua avaliação.

Search here...