Odontologia Integrativa
Através da abordagem integrativa, a Dra Monia Bessornia, trabalha junto com o paciente em sua saúde integral, com tecnologia, humanização e responsabilidade.
O que é a Odontologia Integrativa?
A Odontologia Integrativa aplica na prática o conceito definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no qual considera que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas um estado ideal de bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. Nessa abordagem, o profissional apresenta práticas integrativas e complementares que mais se encaixam no tratamento e estilo de vida do paciente.
Algumas doenças sistêmicas aumentam a incidência de lesões na mucosa oral, cárie e doença periodontal. Por isso, pacientes portadores de diabetes, osteoporose, doenças autoimunes, síndromes diversas, deficiências vitamínicas ou que fazem uso de certos medicamentos devem ter cuidado especial com sua saúde bucal.
Além dos tratamentos odontológicos tradicionais, os praticantes de Odontologia Integrativa também podem incorporar terapias alternativas, como acupuntura, fitoterapia e aconselhamento nutricional para promover a qualidade de vida. Essa abordagem também enfatiza a prevenção e a educação, além de oferecer tratamentos únicos e personalizados.
Com mais de 25 anos de experiência, a Dra. Monia Bessornia salienta que a eficiência dessa abordagem é profunda e duradoura.
“A abordagem integrativa me possibilita trabalhar da forma que acredito, cuidando da saúde integral e do bem-estar biopsicossocial de cada paciente”.
Hoje, temos 29 práticas integrativas aprovadas pelo Ministério da Saúde e reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Dentre essas terapias, a Dra. Monia utiliza-se de acupuntura, laserterapia, ozonioterapia, fitoterapia do compêndio nacional e fitoterapia chinesa, além de terapias regenerativas com agregados plaquetários (PRF – Plasma Rico em Fibrina).