O uso medicinal de Cannabis na odontologia
Nos últimos anos, a Cannabis medicinal tem ganhado destaque em diversas áreas da saúde, e a odontologia não é exceção. Na odontologia ela vem ganhando destaque pelo seu potencial para aliviar dores crônicas, reduzir inflamações e até mesmo auxiliar na recuperação pós-cirúrgica.
Imagine um tratamento odontológico onde a dor e a inflamação são minimizadas de forma eficaz e natural. A cannabis medicinal oferece essa possibilidade, proporcionando uma alternativa aos métodos que muitas vezes vêm acompanhados de efeitos colaterais indesejáveis.
Neste post vamos compreender como o uso da cannabis medicinal da odontologia vem sendo integrada aos tratamentos odontológicos modernos e o que isso significa para pacientes.
O que é a Cannabis medicinal?
A Cannabis medicinal refere-se ao uso terapêutico da planta Cannabis sativa e seus componentes ativos, conhecidos como canabinoides, para tratar diversas condições de saúde. Entre os canabinoides mais estudados e utilizados estão o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD), cada um com propriedades e efeitos distintos.
O THC (Tetrahidrocanabinol) é o principal composto psicoativo da Cannabis, que possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes musculares. O CBD (Canabidiol) não possui efeitos psicoativos e é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, ansiolíticas e anticonvulsivantes.
Sistema endocanabinóide
O sistema endocanabinóide é o maior sistema endógeno e muito importante na modulação da homeostase (equilíbrio fisiológico). Esse sistema possui receptores em várias partes do nosso corpo, como:
- Cérebro
- Sistema imunológico
- Sistema digestivo
- Pele
- Terminações nervosas periféricas
- Tecidos bucais
- Entre outros.
O conhecimento desse sistema, que foi identificado pela primeira vez em 1964 pelo pesquisador Raphael Mechoulam, e tem possibilitado o tratamento de problemas crônicos e doenças com manifestações bucais, que até então, não possuíam solução ou eram tratadas de forma paliativa.
O que diz a legislação sobre o uso de Cannabis medicinal na odontologia?
A regulamentação do uso de Cannabis medicinal no Brasil tem evoluído para facilitar o acesso a esses produtos terapêuticos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desempenha um papel crucial nesse processo.
A RDC 335/2020 promulgada em janeiro de 2020 e atualizada pela RDC 570/2021estabelece os parâmetros e procedimentos para a prescrição de produto derivado da cannabis para uso humano.
Em 2022, a Anvisa substitui ambas as regulamentações pela RDC 660/2022, que facilita ainda mais o acesso aos produtos derivados da Cannabis por médicos e dentistas, visando o bem estar dos seus pacientes.
Benefícios do uso de cannabis medicinal na odontologia
Com a permissão para prescrição por dentistas, a terapia canabinoide tem obtido resultados bastante significativos em pacientes com dores crônicas refratárias aos tratamentos convencionais (ex.: em casos síndrome ardência bucal), além de apresentar bem menos efeitos colaterais em comparação as medicações alopáticas, que são muito utilizados nesses casos (alto nível de segurança com prescrição individualizada).
.Dentre os vários benefícios do uso terapêutico da cannabis na odontologia podemos destacar:
- Redução das dores orofaciais crônicas
- Efeito anti-inflamatório
- Redução de ansiedade
- Melhora do sono
- Propriedades regenerativas
Dessa forma, podemos entender que os medicamentos fitocanabinoides (à base de Cannabis) representam alternativas significativas, mostrando resultados promissores, especialmente na odontologia. É fundamental que sua prescrição seja realizada de maneira cautelosa e embasada em estudos rigorosos, por profissionais devidamente habilitados.
Uso medicinal de Cannabis na odontologia em Sorocaba
A Dra. Monia Bessornia, com mais de duas décadas de experiência como dentista em Sorocaba, possui Capacitação em Terapia Canabinóide pela Unicamp/Campinas.
Os benefícios do uso terapêutico da Cannabis na odontologia são notáveis, incluindo a redução de dores orofaciais crônicas, efeitos anti-inflamatórios, diminuição da ansiedade odontológica, melhora na qualidade do sono dos pacientes, propriedades regenerativas e controle da placa bacteriana.
Na sua clínica odontológica, a Dra. Monia incorpora a terapia canabinóide nos tratamentos odontológicos, proporcionando uma abordagem inovadora e eficaz para o bem-estar dos seus pacientes.
Este conteúdo foi desenvolvido com o objetivo informar e difundir o conhecimento, e não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para qualquer dúvida em relação à sua condição médica, sintomas ou tratamento.