Bruxismo e DTM são a mesma coisa?

Você já acordou com dores na mandíbula ou percebeu que seus dentes estão desgastados? Esses sinais podem estar relacionados de bruxismo e/ou disfunção temporomandibular (DTM), duas condições que afetam a saúde bucal de muitas pessoas e são mais comuns do que imaginamos.

Segundo a OMS, aproximadamente 30% da população mundial pode desenvolver bruxismo em algum momento da vida e só no Brasil, estima-se que cerca de 37% da população apresente pelo menos um sintoma de DTM.

O bruxismo e DTM são frequentemente confundidos, não são a mesma coisa, porém estão profundamente interligados. Entender a correlação entre essas condições é fundamental para buscar o tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida.

Neste conteúdo, vamos entender o que são o bruxismo e DTM e qual a relação entre eles.

Bruxismo é a mesma coisa que DTM?

Bruxismo é atividade repetitiva dos músculos da mastigação caracterizada pelo apertar e ranger dos dentes e/ou travar ou empurrar da mandíbula, acontecendo durante o dia (bruxismo em vigília) ou enquanto dormimos (bruxismo do sono).

A Disfunção Temporomandibular (DTM), refere-se a um conjunto de problemas que afetam a articulação temporomandibular ou ATM (articulação que conecta a mandíbula ao crânio, permitindo movimentos como mastigar, falar e bocejar) e os músculos ao redor. Entre os sinais e sintomas da DTM estão dores na mandíbula, dificuldade para abrir ou fechar a boca, estalos ou ruídos na articulação e dores de cabeça.

Então, o bruxismo é um dos principais fatores para o desenvolvimento de DTM, pois o ato repetitivo de ranger ou apertar os dentes pode sobrecarregar a articulação temporomandibular, levando a dores e disfunções.

Como identificar o bruxismo?

A partir de uma criteriosa avaliação realizada por um cirurgião dentista especializado em DTM e Dor Orofacial, o diagnóstico será baseado na presença de sinais e sintomas descritos a seguir:

  • Desgaste nos dentes – dentes desgastados, fraturas ou quebras e sensibilidade além do normal
  • Dores e desconfortos – dores na mandíbula, dores de cabeça, referências de dor em locais ao redor (fundo de olho, ouvido, seio maxilar, asa do nariz)
  • Tensão e fadiga muscular – Sensação de tensão ou fadiga nos músculos da mandíbula, pescoço e ombros.
  • Outros – marcas ou lesões nas bochechas e língua, zumbidos.

Por que as mulheres são mais afetadas?

A DTM é uma condição que pode afetar qualquer pessoa, mas estudos mostram que as mulheres são mais propensas a sofrer com isso. Existem várias razões que podem explicar essa diferença.

Primeiro, os fatores hormonais desempenham um papel importante, pois as flutuações hormonais ao longo do ciclo menstrual podem influenciar a tensão muscular e a sensibilidade ao estresse, aumentando a probabilidade de DTM. As mudanças hormonais durante a menopausa também contribuem para o problema, pois podem causar alterações no sono e aumentar a tensão muscular.

Outro fator que explica essa diferença é a testosterona, o hormônio sexual masculino. Ele é responsável por um mecanismo de analgesia do nosso organismo que tem a capacidade de modular a dor aumentando a liberação de substâncias semelhantes à morfina, uma delas é a endorfina – produzida pelo cérebro durante e depois de atividade física – que aumenta o bem estar e diminui o estresse.

Portanto, a combinação de fatores hormonais com níveis de estresse e ansiedade, sensibilidade à dor, distúrbios do sono e pressões psicossociais pode explicar por que as mulheres são mais afetadas pela DTM do que os homens.

Tratamento de bruxismo e DTM em Sorocaba

Como vimos, o bruxismo e DTM podem causar uma série de problemas e diminuição da qualidade de vida. Buscar tratamento especializado para bruxismo e DTM com um dentista especialista é fundamental.

A Dra. Monia é membro da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial e possui especialização em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular, atuando há mais de 20 anos como dentista em Sorocaba.

Por ser especialista, possui capacitação em Viscossuplementação em Articulação Temporomandibular, uma técnica que pode ser extremamente eficaz no alívio dos sintomas de DTM.

Além de ser pós graduada em Terapias Regenerativas e Integrativas aplicadas a DTM e Dor Orofacial, com ênfase em IPRF (Plasma Rico em Fibrina Injetável), pelo Instituto Brasileiro de Medicina Regenerativa.

Essas terapias avançadas podem oferecer soluções inovadoras e eficazes para quem sofre de bruxismo e DTM.

Este conteúdo foi desenvolvido com o objetivo informar e difundir o conhecimento, e não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para qualquer dúvida em relação à sua condição médica, sintomas ou tratamento.