A acupuntura é uma técnica tradicional que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa

No corpo humano existem locais mais responsivos a estímulos externos. São pontos de acupuntura ou acupontos. A distribuição dos acupontos na superfície do corpo se dá ao longo dos meridianos, vias predeterminadas baseadas em escritos conceituais da MTC.

Os pontos de acupuntura são estimulados por vários instrumentos inerentes à técnica: agulha de acupuntura, ventosa, moxa, podendo ainda, associar estímulos elétricos ou laser. Ao inserir uma agulha em um acuponto, o organismo libera substâncias antiálgicas, anti-inflamatórias, ansiolíticas etc. Estudos científicos, com número representativo de pacientes já foram realizados no Brasil e exterior - comprovando a eficácia da acupuntura, principalmente nos casos de dor.

Para o paciente odontológico, os benefícios podem começar antes do tratamento. Poucas sessões são capazes de controlar o paciente ansioso ou com medo de dentista.

A técnica também possibilita o aumento de abertura bucal, controle da hipertensão arterial, a modulação de algias, inclusive as pulpites, a preparação da paciente para cirurgias estimulando a homestasia e reparação dos tecidos, podendo, ainda ser útil controlando a náusea e vômito na hora da moldagem.

Concomitantemente ao tratamento, acupuntura apresenta bons resultados nos quadros de disfunção temporomandibular, dores na musculatura facial decorrentes de tensão, nevralgias, paralisias faciais e diminuição de salivação.

Mesmo após o atendimento odontológico o paciente pode se beneficiar da acupuntura. Nos casos de remoção de terceiros molares, estudo científico comparando dois grupos quanto ao consumo de analgésicos em comparação com o grupo que não se utilizou da técnica.